Como desligar o PS4 completamente ou ativar Modo Repouso

O PlayStation 4 possui uma série de opções de energia que podem trazer um pouco mais de comodidade para os jogadores. O Modo Repouso, por exemplo, permite que alguns recursos básicos sejam utilizados pelo usuário, com o console sendo mantido em um estado de descanso. Já o desligamento completo pode ser útil na proteção contra picos de energia ou na hora de mover o aparelho para um local diferente.

Todos os recursos são ativados facilmente, a partir do menu inicial do PS4, e podem ser utilizados de acordo com a necessidade do usuário. Não há um padrão para o console e é o jogador quem escolhe o que será feito a cada desativação do aparelho, por meio das opções disponíveis na tela.

Como ativar o Modo Repouso do PlayStation 4

Botão central do controle do PlayStation 4 dá acesso ao Menu rápido, com as opções de Modo de Repouso, desligamento completo e demais recursos principais do console (Imagem: Taylor R/Unsplash)

No Modo Repouso, o PS4 permanece em um estado de baixo consumo de energia, realizando algumas funções básicas. Um jogador de games online, por exemplo, pode encontrar vantagem no Modo Repouso, tendo o aparelho e os games já rodando as versões mais recentes a todo momento, economizando tempo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A opção ainda permite que o game seja continuado do momento em que o jogador parou, sem a necessidade de carregar saves ou iniciá-lo novamente, desde que o console não seja desligado completamente até a próxima reinicialização. Também é possível ordenar o download de títulos pelo celular ou computador, além de realizar o carregamento prévio de títulos em pré-venda, para que eles estejam prontos na hora do lançamento.

Opções de energia do PlayStation 4 podem ser acessadas pelo botão central do controle ou por meio do menu inicial do console, na última opção à direita (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

A bateria dos controles também pode ser recarregada com o console nesse estado, com energia sendo passada pelo cabo USB por um período de tempo que pode ser determinado nas configurações do PS4. Saiba como ativar o Modo Repouso no PlayStation 4:

  1. A qualquer momento, pressione e segure o botão PlayStation no controle para ativar o Menu rápido e vá à opção Energia. Ela também pode ser encontrada no menu inicial do console, na última opção à direita.
  2. No lado direito da tela, selecione Entrar em modo de repouso.
  3. O console realizará o processo de entrada no modo de baixa energia, salvando as informações do jogo em execução e se mantendo conectado à internet, com energia sendo fornecida pelo cabo USB.

Enquanto estiver em Modo Repouso, o PlayStation 4 permanece com um indicador laranja aceso, indicando seu estado de baixa energia e conexão à internet. A luz pode pulsar enquanto um processo de download e instalação estiver sendo realizado.

Como desligar o PlayStation 4 completamente

O desligamento completo do PlayStation 4 é recomendado para proteger o console contra picos de energia e falhas no disco rígido, caso uma queda elétrica aconteça durante o processo de atualização ou instalação de um jogo. É também o caminho para quem deseja desativar o aparelho para tirá-lo da tomada, por exemplo.

Nesta opção, ele permanece completamente inativo e nenhum de seus recursos fica disponível. Para realizar tarefas de atualização, download e recarregar controles, é preciso ligar o PlayStation 4.

Opções de energia também podem ser encontradas no menu inicial do PlayStation 4, com acesso ao Modo de Repouso ou desligamento total do console (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

Siga os seguintes passos para desligar completamente o PS4:

  1. A qualquer momento, pressione e segure o botão PlayStation no controle para ativar o Menu rápido e vá à opção Energia. Ela também pode ser encontrada no menu inicial do console, na última opção à direita.
  2. Escolha a opção Desligar PS4.
  3. O console realizará o processo de desligamento, fechando todos os aplicativos e sendo desativado completamente.

Quando desligado, o PlayStation 4 não exibirá nenhum indicador luminoso. Basta pressionar o botão PS, no controle, ou o do próprio console, para ligar o aparelho novamente.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu