Como saber se meu celular tem Wi-Fi 5GHz

O 5G é um dos principais assuntos da telefonia móvel, e como saber se meu celular tem Wi-Fi 5GHz é uma dúvida bastante comum entre os usuários. A verdade é que as empresas vêm se adaptando e se o seu celular está entre os mais recentes, é bem provável que seja compatível.

O caminho para verificar a disponibilidade é simples, basta buscar as redes Wi-Fi próximas. A frente do nome da rede aparece a conectividade, e se aparecer a sigla 5G é porque seu celular tem a compatibilidade. Mas além dela também existe a 2.4GHz, sabem a diferença? Acompanhem abaixo.

Diferenças entre Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz

Existem duas diferenças essenciais entre elas, a distância e a potência. O Wi-Fi 2.4GHz opera em uma frequência capaz de ultrapassar objetos, como paredes, então é ótima para distâncias, e pode ser captada em andares acima de onde está o roteador. No entanto, conforme a distância aumenta, perde-se qualidade de conexão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Wi-Fi 5GHz, por outro lado, oferece muito mais velocidade, mas a uma distância menor. O que acontece é que quanto mais alta a frequência de banda for, menos distância ela percorre, no entanto, vence na velocidade de conexão atingida. Vale testar e carregar uma página ou video em ambas as frequências. Se sua internet for fibra óptica, a diferença é ainda mais visível.

Roteadores possuem ambas as conexões para auxiliar no que for preciso (Imagem: Envato/twent20photos)

Diferença entre 5G e 5GHz

Confundir 5G com 5GHz é muito comum, visto que coloquialmente as pessoas se referem às duas como a mesma coisa, mas a verdade é que elas são bastante diferentes. O 5G é uma tecnologia de rede móvel, que está chegando ao Brasil gradualmente, enquanto a 5GHz é de uso doméstico.

Como a conexão de 5GHz foi popularizada antes da chegada do 5G, formou-se o costume de chamar a frequência apenas de 5G. Existe uma discussão sobre a rede móvel substituir o Wi-Fi, mas depende de uma série de coisas, principalmente da infraestrutura do país.

5G, tecnologia empregada na telefonia móvel difere de 5GHz, usada em casas (Imagem:Envato/Ha4ipuri)

Ter conectividade 5GHz em seu celular certamente é um bônus e deve-se ficar atento na hora de adquirir um novo modelo, no entanto, com a popularização de conectividades mais rápidas, dificilmente terá dificuldade de encontrar um aparelho que supra suas necessidades.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu