O ensaio com o foguete Space Launch System (SLS), conduzido nesta segunda-feira (4), foi suspenso após a identificação de um problema na válvula de ventilação do veículo. Assim, devido ao ocorrido, a contagem regressiva do procedimento foi finalizada após o abastecimento parcial de propelente, realizado no tanque do estágio central do foguete.
Durante a preparação para o abastecimento com hidrogênio líquido, as equipes do teste identificaram um problema com um painel no lançador móvel, responsável por controlar a válvula de ventilação principal do veículo; este componente alivia a pressão do estágio central. Como as equipes trabalhando no teste já estavam se aproximando do fim de seus turnos, o diretor de lançamentos decidiu encerrar a atividade daquele dia.
This is why we test. We ended today’s @NASAArtemis “wet dress rehearsal” after encountering a vent valve issue while loading propellant into the @NASA_SLS fuel tank.
We’re investigating, & plan to host a media teleconference Apr. 5 at 4pm ET (20:00 UTC): https://t.co/8p7NRKeHRf pic.twitter.com/uvb7f7tVVA
— NASA (@NASA) April 4, 2022
Em uma publicação no Twitter, a NASA afirmou que o teste foi encerrado após a identificação do problema na válvula de ventilação. “É por isso que testamos”, escreveram os oficiais da agência espacial. Uma equipe irá investigar o ocorrido, e vão avaliar a disponibilidade e o tempo necessário para reverter os sistemas antes de decidir quais serão os próximos passos.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Conhecido como “ensaio molhado”, o teste em questão é o último grande procedimento realizado antes do lançamento da missão Artemis I. Durante o ensaio, a equipe de lançamento abastece os tanques do foguete com propelente, realiza uma contagem regressiva completa, coloca em prática a habilidade de reciclar o relógio de contagem e drena os tanques.
Antes do início do teste, houve um problema relacionado ao limite de temperatura do oxigênio líquido, que causou um atraso de algumas horas para o início da contagem regressiva. Após desenvolver um novo procedimento para abastecer o foguete, o tanque do SLS foi preenchido até a metade de sua capacidade, com composto à temperatura aproximada de -182 ºC.
Fonte: NASA
Fonte feed: canaltech.com.br