Ensaio com foguete SLS é encerrado após problema em válvula de ventilação

O ensaio com o foguete Space Launch System (SLS), conduzido nesta segunda-feira (4), foi suspenso após a identificação de um problema na válvula de ventilação do veículo. Assim, devido ao ocorrido, a contagem regressiva do procedimento foi finalizada após o abastecimento parcial de propelente, realizado no tanque do estágio central do foguete.

Durante a preparação para o abastecimento com hidrogênio líquido, as equipes do teste identificaram um problema com um painel no lançador móvel, responsável por controlar a válvula de ventilação principal do veículo; este componente alivia a pressão do estágio central. Como as equipes trabalhando no teste já estavam se aproximando do fim de seus turnos, o diretor de lançamentos decidiu encerrar a atividade daquele dia.

Em uma publicação no Twitter, a NASA afirmou que o teste foi encerrado após a identificação do problema na válvula de ventilação. “É por isso que testamos”, escreveram os oficiais da agência espacial. Uma equipe irá investigar o ocorrido, e vão avaliar a disponibilidade e o tempo necessário para reverter os sistemas antes de decidir quais serão os próximos passos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Conhecido como “ensaio molhado”, o teste em questão é o último grande procedimento realizado antes do lançamento da missão Artemis I. Durante o ensaio, a equipe de lançamento abastece os tanques do foguete com propelente, realiza uma contagem regressiva completa, coloca em prática a habilidade de reciclar o relógio de contagem e drena os tanques.

Antes do início do teste, houve um problema relacionado ao limite de temperatura do oxigênio líquido, que causou um atraso de algumas horas para o início da contagem regressiva. Após desenvolver um novo procedimento para abastecer o foguete, o tanque do SLS foi preenchido até a metade de sua capacidade, com composto à temperatura aproximada de -182 ºC.

Fonte: NASA

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu