Livro infantil educa sobre cibersegurança em aventura de exploração virtual

Ciberbullying, uso de senhas e compartilhamento de fotos e informações pessoais são temas sensíveis para a educação infantil. Renee Tarun, vice-CISO e vice-presidente de segurança da informação da Fortinet, e a pegagoga Susan Burg escreveram um livro para abordar esses e outros pontos cruciais para a segurança das crianças.

Chamado de “Cyber Safe: dicas de uma cachorrinha para segurança na internet”, o título traz, ainda, dicas para pais e cuidadores — que devem se manter atentos às atividades online dos menores. Renee destaca que há cada vez mais crianças conectadas por longos períodos de tempo. “O livro ajuda a protegê-las, ensinando-as a se comportarem e se manterem seguras online.”

Na obra, a cachorrinha Lacey leva o gatinho Gabbi em uma jornada para aprender que a internet é muito útil, mas que é preciso usá-la com cuidado. “Cyber Safe” traz noções básicas de segurança cibernética e informações gerais sobre ameaças e as táticas dos criminosos, com ilustrações divertidas e linguagem fácil para os pequenos exploradores do mundo digital.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Crianças precisam de orientação sobre segurança cibernética (Imagem: Reprodução/Pixabay/Pete Linforth)

Em um cenário em que muitos alunos ainda frequentam as aulas virtualmente e muitos pais trabalham remotamente, os cibercriminosos têm oportunidade de atacar e roubar informações. As crianças são um alvo vulnerável, pois têm pouca compreensão dos métodos utilizados. É crucial, então, que estejam cientes sobre as melhores práticas de segurança cibernética.

Pedro Paixão, gerente geral e vice-presidente de vendas internacionais da Fortinet para América Latina, Caribe e Canadá, destaca que a empresa protege pessoas, dispositivos e dados em todos os lugares. “A Fortinet está comprometida a educar a comunidade global sobre conhecimentos e habilidades de segurança cibernética. Este livro deve ajudar os jovens a se manterem mais seguros em suas interações digitais”, diz.

Conteúdo de cursos

O conteúdo do título tem como base os cursos NSE1 e NSE2 da Fortinet, que oferecem noções básicas de cibersegurança. As formações são oferecidas pelo Instituto de Treinamento NSE, que leva educação em segurança cibernética para instituições acadêmicas e organizações sem fins lucrativos.

Em 2020, a entidade lançou o Serviço de Conscientização e Treinamento em Segurança da Informação, que está disponível gratuitamente em português, inglês e espanhol. Qualquer organização pode usar o serviço para aumentar a conscientização sobre segurança cibernética entre sua equipe não técnica.

O livro está disponível para download gratuito aqui. A Fortinet incentiva a indicação de escolas de ensinos fundamental e médio para que o título chegue a ainda mais interessados. A obra é destinada a cuidadores e crianças, especialmente aquelas na faixa de sete a 12 anos.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também