Os filmes mais pirateados de 2021

Depois do atípico ano de 2020, a indústria do cinema conseguiu retomar suas atividades com títulos de grande apelo popular e algumas estratégias inusitadas, como o lançamento simultâneo em salas de exibição e serviços de streaming. Muita gente torceu o nariz para isso, e com alguma razão: nunca vimos blockbusters despontarem com tanta força e tão rápido nas listas de filmes mais pirateados de 2021.

Ao longo de todo o ano, o Canaltech monitorou 211 filmes diferentes, que somaram mais de 3,8 milhões de downloads ilegais em trackers torrent internet afora. E agora é hora de consolidar esses números e descobrir quais foram os 10 filmes mais pirateados de 2021.

Será que o seu filme preferido está aqui? Veja o ranking completo a seguir.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

10. Velozes e Furiosos 9

Velozes e Furiosos 9 sofreu com inúmeros adiamentos e havia sido um dos primeiros filmes a ter sua data de estreia alterada devido à pandemia da covid-19. E toda a espera para assistir ao filme contribuiu para o hype em torno dele — tanto é que ele se tornou uma das maiores bilheterias da chamada retomada.

E olha que nem todo mundo estava pronto ou se sentia confortável de assistir ao retorno de Toretto e sua família nos cinemas; tanto é que a trama recheada de absurdos, incluindo aí uma viagem ao espaço, explodiu assim que pingou nos trackers torrent, totalizando 103.263 downloads e faturando a décima posição no ranking de mais pirateados de 2021.

Velozes e Furiosos 9 pode ser alugado ou comprado na Play Store e no iTunes.

9. Raya e o Último Dragão

Não foi exatamente a animação mais popular da Disney, mas Raya e o Último Dragão despertou a curiosidade de muita gente por vários fatores. O filme estreou simultaneamente nos cinemas e no Premier Access, falecido modelo de estreias híbridas da companhia. Mas isso foi em março, quando pouquíssima gente estava disposta a se aventurar nos cinemas, enquanto o preço cobrado pelo aluguel do filme online era bastante salgado.

Rapidamente arquivos de altíssima qualidade começarem a circular no submundo da internet e 104.235 pessoas optaram pelo download ilegal para assistir à animação de visual fantástico e trama um tanto política no conforto de casa.

Raya e o Último Dragão pode ser assistido no catálogo do Disney+.

8. Duna

Um dos principais pivores da polêmica das estreias híbridas, Duna foi propagandeado como um blockbuster épico e entregou o que prometeu. Tomando seu devido tempo para apresentar toda a complexidade do universo e dos personagens criados por Frank Herbert, o filme atraiu tanto o público que foi a oitava maior bilheteria mundial do ano.

E é claro que toda essa grandiosidade também chamou a atenção dos piratas de plantão, que se aproveitaram do fato de o filme ter sido lançado na HBO Max no mesmo dia da estreia nos cinemas para disponibilizá-lo para download ilegal. Resultado: nos levantamentos do Canaltech, Duna foi baixado 115.935 vezes e se tornou o oitavo filme mais pirateado de 2021.

Duna está disponível para todos os assinantes da HBO Max.

7. Mortal Kombat

Longe de ser a melhor adaptação dos videogames para o cinema, Mortal Kombat pegou muita gente pela nostalgia e pela promessa de ser fiel aos elementos da saga que até hoje marca gerações. E muitos elementos realmente funcionam no longa, que se destaca pelo figurino, pelas lutas e pelos fatalities, mas acaba tropeçando num roteiro pouco ousado e leve demais.

E é bastante provável que isso tenha levado muita gente a ponderar se realmente valia a pena ir ao cinema para assistir ao filme, que estreou em maio. Some a isso o fato de na gringa ele ter sido disponibilizado na HBO Max no mesmo dia do lançamento e logo começaram a circular arquivos internet afora. No somatório anual, foram 120.003 downloads ilegais e a sétima colocação no nosso ranking.

Mortal Kombat pode ser assistido online com uma assinatura da HBO Max.

6. Free Guy: Assumindo o Controle

Ninguém botou muita fé quando Free Guy: Assumindo o Controle foi anunciado pelo 20th Century Studios e o filme chegou de mansinho aos cinemas do Brasil em agosto. E é bastante provável que essa descrença na nova aventura de Ryan Reynolds levou tanta gente a recorrer à pirataria para ver se ela era isso tudo que as críticas estavam falando.

O filme traz uma trama leve e curiosa, contando a história de um personagem de videogames que de repente ganha consciência e passa a controlar as rédeas de sua vida. Repleto de referências aos mais diversos jogos, o filme rapidamente caiu no gosto do público e explodiu no submundo online, totalizando 121.910 downloads ilegais e faturando o sexto lugar no Top 10 filmes mais pirateados de 2021.

Free Guy ainda não está disponível em nenhum streaming ou VOD no Brasil.

5. Jungle Cruise

Pouca gente sabe, mas Piratas do Caribe, uma das franquias de mais sucesso da história da Disney, foi inspirado em uma atração dos parques da empresa. E por que não repetir esse sucesso com outro brinquedo? Foi justamente por isso que Jungle Cruise ganhou vida nos cinemas.

E a Casa do Mickey não brincou em serviço, trazendo dois nomes de peso para o elenco do filme que segue uma expedição à Amazônia para encontrar um artefato ancestral: Emily Blunt e o sempre carismático Dwayne Johnson, o The Rock. Só isso parece ter sido suficiente para chamar a atenção do público, que recorreu à pirataria e baixou o filme 124.814 vezes ao longo de 2021.

Jungle Cruise pode ser assistido no Disney+.

4. Liga da Justiça de Zack Snyder

Liga da Justiça tinha tudo para ser um dos grandes filmes de super-heróis de todos os tempos e replicar aquele momento de reunião e celebração que foi muito aclamado pelos fãs da Marvel e dos Vingadores. Porém, as polêmicas de bastidores, um roteiro ruim e as mudanças feitas por Joss Whedon não só derrubaram o filme, como deram início a uma verdadeira saga de Zack Snyder e dos espectadores para que fosse feito o tão falado Snyder Cut.

Deu certo e Liga da Justiça de Zack Snyder ganhou forma e foi lançado nos cinemas em março. As baixas taxas de vacinação, no entanto, impediram grande parte do público de assistir ao filme nos cinemas e a alternativa encontrada por muitos foi recorrer à pirataria. O filme registrou 141.332 downloads ilegais, provando toda a expectativa em torno dele e sua popularidade.

Liga da Justiça de Zack Snyder é exclusivo do catálogo da HBO Max.

3. Viúva Negra

Inaugurando o pódio dos filmes mais pirateados de 2021, mais um longa de super-heróis — e, curiosamente, o único da Marvel. Viúva Negra também sofreu com a pandemia da covid-19 e foi adiado várias vezes antes de chegar aos cinemas em julho, mas decepcionou muita gente por não conseguir ser nem um filme de origem, nem uma despedida digna à personagem.

Some a isso a polêmica envolvendo a decisão da Disney de lançar o filme no Premier Access, o que rendeu um processo da atriz Scarlett Johansson, e temos os predicados perfeitos para fazê-lo explodir nos downloads ilegais. Ao todo, foram 144.551 arquivos baixados, rendendo ao filme a terceira posição no ranking.

Viúva Negra está disponível no catálogo do Disney+.

2. O Esquadrão Suicida

Esquadrão Suicida foi um fiasco retumbante e isso serviu de combustível para atiçar a curiosidade dos fãs de cinema quando O Esquadrão Suicida foi anunciado como um reboot daquilo que sequer havia começado direito. Com novos personagens, o retorno da carismática Margot Robbie como Alerquina e James Gunn na direção para dar um quê de Guardiões da Galáxia ao grupo de anti-heróis, o filme decolou.

A janela de estreia nas salas de exibição, entretanto, não ajudou muito: em agosto, uma parcela grande da população ainda buscava tomar a primeira dose da vacina e por isso não arriscou ir ao cinema. E mais uma vez a estreia simultânea na HBO Max jogou a favor da pirataria, com o filme registrando 159.644 downloads ilegais e levando a medalha de prata para casa.

O Esquadrão Suicida é exclusivo do catálogo da HBO Max.

1. Godzilla vs Kong

Um dos primeiros blockbusters lançados no ano, Godzilla vs Kong chegou numa época em que estávamos esparançosos com a notícia das vacinas e corajosos de que o retorno aos cinemas já era possível. Esse misto de empolgação e alegria contribiuiu fortemente para o filme ser extremamente bem-sucedido nas bilheterias, tornando-se a 5ª maior do ano.

Mas logo descobrimos que não seria tão fácil assim voltar às salas de exibição. E, para não perder a primeira grande estreia do ano, muita gente foi ao catálogo da HBO Max ou fritou a conexão com a internet para baixar ilegalmente o longa e ver o lagartão cair na porrada com o macaco gigante. O resultado: Godzilla vs Kong foi o filme mais pirateado de 2021 com 167.605 downloads ilegais registrados ao longo do ano pelo Canaltech.

Godzilla vs Kong pode ser assistido na HBO Max.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu