Rover Perseverance parece ter rocha “presa” em uma roda; veja fotos!

O rover Perseverance está explorando Marte em “companhia” de uma rocha que parece ter tamanho mediano, e que parece estar presa a uma de suas rodas. A visitante foi observada em uma sequência de fotos recentes do veículo e, como os registros foram feitos entre o início de fevereiro e de março, é possível que a rocha já esteja junto do rover há algum tempo.

A nova “companheira” do rover Perseverance aparece em algumas fotos, disponíveis em uma galeria da NASA. Ela parece ter sido registrada pela primeira vez no dia 6 de fevereiro; depois, apareceu novamente em uma nova foto, feita no dia 25 — e, desta vez, pareceu um pouco menor e mais desgastada do que estava na primeira imagem.

O primeiro registro da rocha na roda do rover Perseverance, feito em fevereiro (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

Depois, o registro mais recente da foto foi feito no dia 2 de março (o sol 367 da missão), e trouxe algumas características diferentes: repare que, nesta foto, a rocha parece ter uma lasca crescente em sua estrutura, e está bastante coberta pela poeira marciana. Assim como aconteceu nas outras imagens, ela seguia na parte interna da roda do rover.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Confira:

Registro mais recente da rocha, produzido no dia 2 de março (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

As rodas do Perseverance são feitas de alumínio, e contam com estruturas projetadas para tracionar o veículo no terreno irregular, rochoso e repleto de poeira na cratera Jezero, em Marte. Elas têm diâmetro de 52,5 cm, e foram pensadas com um design atualizado e semelhante àquele das rodas do rover Curiosity, cujas rodas já estão desgastadas, mas seguem funcionando.

Apesar da “pedra no sapato”, o Perseverance não parece ter problemas para se deslocar no Planeta Vermelho — tanto que até quebrou recordes recentemente: em fevereiro, o veículo alcançou a marca de maior distância percorrida em um único “sol” em Marte (o título anterior pertencia ao rover Opportunity), e superou também seu recorde de maior distância percorrida com o AutoNav, um sistema de navegação autônoma.

Fonte: Via: Futurism, CNet (1, 2)

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu