A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada com uma série de ataques na madrugada de quinta-feira (24), atingiu a “casa” do Antonov 225 Mriya, o maior avião comercial do mundo.
O Aeroporto de Gostomel, também conhecido como Aeroporto Internacional de Hostomel, fica na região noroeste de Kiev, capital da Ucrânia, e faz parte dos alvos definidos como estratégicos pelo exército russo para minar o poderio rival.

As informações a respeito dos efeitos do ataque ao aeroporto são as mais variadas possíveis nas redes sociais. Alguns garantem que o Antonov 255 Mriya foi completamente destruído durante os bombardeios, enquanto outras fontes afirmam que o maior avião comercial do mundo permaneceu intacto.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Hostomel airport, where there is currently footage of helicopter attacks, is the home airport of the world’s only Antonov AN-225. It seems to be there at the moment.. pic.twitter.com/QCDees23iU
— Jason (@AusBerlin84) February 24, 2022
Uma destas fontes é justamente o piloto-chefe da Antonov Airlines, Dmytro Antonov. Ele publicou em suas redes sociais que “o Myra está inteiro” e ainda desejou sorte às Forças Armadas ucranianas.
Dmytro Antonov, a Captain for Antonov Airlines, reports on Facebook that Hostomel Airport has been occupied by Russian Forces but the An-225 Mriya is not damaged. pic.twitter.com/hLKTlXJt22
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) February 24, 2022
Como é o Antonov 225 Mriya – AN-255
Enquanto as informações oficiais sobre as condições do Antonov 225 Mriya não são divulgadas, que tal conhecer um pouco mais sobre o maior avião comercial do mundo? Por exemplo: você sabia que ele já deu as caras aqui no Brasil?
A passagem dele aconteceu em novembro de 2016, e a missão foi carregar um gerador de 150 toneladas para o Chile. Ele chegou ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e depois deu uma “esticadinha” até o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, local onde foi devidamente carregado antes de partir para o Chile.

A presença do Antonov 225 Mriya no Brasil chamou a atenção — e não foi à toa. Afinal, segundo informações oficiais da Antonov, o gigantesco avião tem 84 metros de comprimento, 18,2 metros de altura e 88,4 metros de envergadura. Além disso, suas asas ocupam uma área de 905 m².
Originalmente desenvolvido para transportar o foguete transportador Energiya e o ônibus espacial Buran entre instalações espaciais na antiga União Soviética, o maior avião comercial do mundo tem capacidade máxima de carga de 250 mil quilos e fez seu primeiro voo em 21 de dezembro de 1988.

O início das operações comerciais do Antonov 225 Mriya, que em ucraniano significa “sonho”, aconteceu em 2001 e, desde então, ele vem operando voos em todo o mundo, transportando cargas como transformadores elétricos e geradores móveis de energia, além de auxiliar operações humanitárias e de manutenção da paz em todo o mundo.
Segundo o fabricante, a vida útil da aeronave foi estendida, o que significa que o AN-225 permanecerá em operação até pelo menos 2033. Claro, se for confirmado que ele realmente permanece intacto após o bombardeio da Rússia contra sua “casa”, o Aeroporto de Gostomel.


+3
Com informações: Antonov, AeroIn, Aero Magazine e Cavok
Fonte feed: canaltech.com.br