Saúde envia mais informações para Anvisa sobre autotestes de covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu do Ministério da Saúde (MS) mais detalhes sobre as políticas públicas que planeja implementar para o uso de autotestes da covid-19, caso eles sejam autorizados no Brasil. As informações foram compartilhadas na noite de terça-feira (25).

Vale lembrar que a Anvisa adiou a decisão de liberar (ou não) que as pessoas pudessem realizar testes de antígenos para a covid-19 em casa por considerar que faltavam critérios para definir, por exemplo, como os resultados positivos seriam incluídos no sistema de vigilância do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde detalha políticas públicas para obter autorização de autotestes da Anvisa (Imagem: Reprodução/Twenty20photos/Envato Elements)

Na sexta-feira (28), às 10 horas, os diretores da Anvisa irão votar novamente pela liberação dos testes caseiros para a covid-19, a partir dos novos dados e informações compartilhados pela Saúde.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Planos da Saúde para os autotestes

De acordo com portaria da Saúde, as notificações de casos positivos da covid-19 deverão ser compulsórias. Além disso, os resultados positivos deverão ser incluídos na Rede Nacional de Dados em Saúde do governo federal.

Como o Brasil enfrenta uma nova onda da covid-19, causada pela variante Ômicron (B.1.1.529), a Saúde também informou que a liberação dos autotestes deve ampliar a testagem entre os casos suspeitos no país. Isso porque o exame de antígeno irá integrar o Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE-Teste). Mais medidas são necessárias para conter a alta de casos, já que, de acordo com a pasta, o pico de infecções é esperado para o mês de fevereiro.

“Se aprovada, medida será mais um eixo de apoio ao diagnóstico e monitoramento da situação epidemiológica do país. A orientação ao público sobre manuseio dos testes, conduta do usuário após o resultado e notificação do diagnóstico serão incluídos na nova edição do PNE-Teste”, informou a Saúde, em nota.

Fonte: Agência Brasil  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu